June 30, 2022 - 11:30 AM-1:00PM GMT+1
Featuring The Oxygen Project, Sustainable Ocean Alliance & Mission Blue
"Managing and Conserving Deep-Sea Ecosystems" is an intergenerational panel about bringing inclusivity into global strategies for management of the deep sea. A side event of the United Nations Ocean Conference 2022, this discussion will explore the ongoing effort to create a moratorium on deep sea mining, including management strategies for the deep sea, implications of deep sea mining, and why it is critical that we keep deep sea ecosystems intact.
Featuring panelists from around the world, this discussion will spotlight an array of perspectives from both youth leaders and industry experts.
Dr. Sylvia Earle (United States)
Kaja Lønne Fjærtoft (Norway
Daniel Caceres Bartra (Peru)
Maria Pena Ermida (Portugal)
Moderated by Diva Amon of the Benioff Ocean Initiative (Trinidad and Tobago)
If you are attending the UNOC, you may attend this event here. To attend this event virtually, visit this link on June 30, 2022 at 11:30AM GMT+1.
Para qualquer esclarecimento contactar: Eugénia Barroca - eugenia@soalliance.org e/ou Sofia Barboza - sofia@soalliance.org
Presidente da Comissão Executiva da Fundação Oceano Azul
Key-note Speaker
Portugal
Tiago Pitta e Cunha trabalha há duas décadas nas políticas oceânicas e atualmente é Presidente da Comissão Executiva da Fundação Oceano Azul. Foi conselheiro para a Ciência, Ambiente e Assuntos Marítimos para o Presidente de Portugal; Coordenador da Comissão Europeia para o desenvolvimento da nova Política Marítima Integrada da EU; Conselheiro na Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas, responsável pelos assuntos dos oceanos e representou a EU, na Assembleia Geral das NU para os assuntos dos oceanos.
Assistente de Coordenação do Programa Tatô
Palestrante Apresentação 1
São Tomé e Príncipe
Biólogo marinho e Assistente de Coordenação da ONG Programa Tatô, Antunes Pina auxilia na implementação de atividades como: monitorização e proteção de locais de nidificação e alimentação de tartarugas marinhas; formação das comunidades locais e ações de educação e sensibilização ambiental.
Em 2017 foi estagiário do Programa Tatô, ganhando experiência na proteção de espécies ameaçadas de extinção, para agora integrar a equipa como responsável pela sensibilização comunitária e educação ambiental.
Investigadora pós-doutorada e Bióloga Marinha e Pesqueira do CCMAR - UALG
Convidada Mesa Redonda 1
Portugal
Investigadora na área da conservação marinha, com foco para as áreas marinhas protegidas (AMPs). Tem-se dedicado aos factores que influenciam o sucesso das AMPs e à avaliação da sua eficácia, tanto a nível ecológico como social. Liderou o desenvolvimento de um sistema de classificação de AMPs que permite distinguir diferentes tipos de AMPs e seus resultados. Tem várias colaborações internacionais e nacionais, e trabalhos em várias AMPs.
Coordenadora do Departamento Conservação e Monitoria da Biodiversidade do IBAP
Convidada Mesa Redonda 1
Guiné-Bissau
Com especialização no estudo de Biologia das Populações e dos Ecossistemas, a investigadora guineense já integrou várias posições em diferentes organizações ao longo da sua carreira que progrediu nacional e internacionalmente. Salientamos a sua passagem pelo CEATA (Centro de Estudos Ambientais e Tecnologias Apropriadas) e pela CAIA (Célula de Avaliação de Impacto Ambiental). Atualmente, coordena o Departamento de Conservação e Monitorização de Biodiversidade (pertencente ao Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas) onde trabalha com a monitorização de espécies emblemáticas e ameaçadas a nível nacional, sendo autora do sexto relatório nacional sobre a diversidade biológica do seu país. Liderou ainda a elaboração de um Sistema de Monitorização Ecológica, Económica e Social para 8 Áreas Protegidas do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (S-SNAP) da Guiné-Bissau.
Marine & Terrestrial Programmes Coordinator
Convidada Mesa Redonda 1
Cabo Verde
Licenciada em zoologia dos vertebrados marinhos na Universidade de Bangor e mestrada em ecologia da evolução e comportamento animal na Universidade de Exeter, Reino Unido. Experiência em estudos de distribuição e abundância de megafauna marinha (cetáceos, aves marinhas, tubarões, etc…) e em monitorização e gestão de áreas protegidas. Trabalha na FMB desde 2016 como coordenadora dos programas marinho e terrestre.
Coordenadora do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade do BIOFUND
Palestrante Apresentação 2
Moçambique
Denise Nicolau é Coordenadora do Programa de Contrabalanços de Biodiversidade da BIOFUND desde 2017.
Denise tem mestrado em Biologia Aquática e Ecossistemas Costeiros pela Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique e tem trabalhado nos últimos 9 anos na conservação da biodiversidade em Moçambique com um forte foco na conservação de mangais, estabelecimento e gestão de áreas protegidas marinhas e mecanismos financeiros como blue carbon.
Pesquisadora de Pós Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Gerente do Núcleo de Vida Marinha da Secretaria de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro
Convidada Mesa Redonda 2
Brasil
Dr. Pennafirme tem doutorado em Biologia Marinha e interesse na investigação das interações entre micro- e macrorganismos de sedimentos marinhos e nos mecanismos de funcionamento dos manguezais. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a efetividade do sequestro de carbono em manguezais urbanos contaminados por metais e no papel das interações entre biofilmes bacterianos e bioturbação na biorremediação desses sistemas.
Diretor Executivo
Mar Moçambique (MARMO)
Convidado Mesa Redonda 2
Moçambique
Natural de Maputo-Moçambique, nascido a 17 de Dezembro de 1993, Solteiro, apaixonado pela arte e água. Sou Formado pelo Centro de Formação Profissional de Agua e Saneamento (Técnico Medio) em Gestão Operacional de Recursos Hídricos e Licenciatura em Oceanografia pela Universidade Eduardo Mondlane-Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeiras.
Consultora do Presidente da República de Angola
República de Angola
Palestrante Apresentação 3
Angola
Exmo. Adjany Costa é atualmente Consultora para os Assuntos Ambientais do Presidente da República de Angola, depois de ter sido a Ministra mais jovem da História do país. Tem formação em Biodiversidade e Conservação Marinha e atua pela criação de Áreas Marinhas Protegidas na Angola
Professora Catedrática
Universidade do Namibe
Convidada Mesa Redonda 3
Angola
Carmen Van-Dúnem dos Santos é doutorada em Biologia Marinha e Aquacultura, pela Universidade de Lisboa. É Professora Catedrática e Investigadora Principal em projetos nacionais e internacionais em investigação científica e aplicada, desde 1988 até à data pela Universidade Agostinho Neto. Também elabora estudos de avaliação ambiental estratégica e avaliação de impactes ambientais. Atualmente é Coordenadora da Comissão de Instalação da Universidade do Namibe.Participa do Fórum de Energia e Clima, da CPLP, no âmbito internacional.
Equipa de Literacia do Oceano / Coordenadora Escola Azul
Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC)
Convidada Mesa Redonda 3
Portugal
Coordena o programa nacional Escola Azul do Ministério do Mar, faz parte da coordenação da rede Atlântica de Escolas Azuis, pertence ao grupo de experts de Literacia do Oceano do Aanchor. Colabora com a IOC-Unesco na implementação da estratégia da LO para a década dos Oceanos, em particular, na integração do mar no currículo.
Professor
Universidade Federal de São Paulo
Convidado Mesa Redonda 3
Brasil
Coordenador do Programa Maré de Ciência, Membro do Comitê Brasileiro de Governança da Década do Oceano e co-chair do Communications Advisory Group for the UN Ocean Decade, um entusiasta da educação e da comunicação como transformadoras da sociedade.
Um oceano sem fronteiras
A Sustainable Ocean Alliance (SOA) é uma...
On, April 28th 2021 from 17h to 18:30h GMT+1...
The inaugural SOA connects brought together nearly 600 people from 73 countries as "solutionists"...
